VAHALI

Live Earth

Get Adobe Flash player

Artigos

Clima

undefined

CEO2: Você é um líder sustentável?

Avaliação do Usuário

logo ceo2Com políticos incapazes de chegar a um acordo quanto a um novo tratado global sobre o clima, o mundo dos negócios terá um papel relevante no combate ao aquecimento global. Mas será que eles conseguirão manter-se lucrativos? O CEO2, um novo game online sobre o clima, deixa a questão em suas mãos.

Leia mais...

Sabesp reúne fornecedores para discutir mudanças climáticas

Avaliação do Usuário

reservatorio sabespA Sabesp promoveu, dia 05 de maio, um workshop direcionado a seus fornecedores estratégicos sob a ótica das mudanças climáticas, com o objetivo de apresentar-lhes o Carbon Disclosure Project Supply Chain (CDP) na cadeia de suprimentos e convidá-los a aderir à iniciativa. O projeto consiste em um esforço conjunto entre empresas e fornecedores para coletar informações relativas às emissões de gases de efeito estufa e avaliar os riscos das mudanças climáticas no âmbito dos negócios.

Leia mais...

Quando o clima se torna uma forma de perseguição

Avaliação do Usuário

Myanmar-size-598Segundo levantamento da ONU, 50 milhões de pessoas deixaram seus lares por problemas decorrentes das mudanças climáticas ou de desastres naturais.

No mês passado, 199 haitianos que chegaram ao Brasil em busca de refúgio nos meses seguintes ao terremoto que devastou o Haiti em janeiro de 2010 receberam uma boa notícia: não serão obrigados a sair do país. A incerteza durou quase um ano. Outros 800 aguardam a resposta do Ministério da Justiça.

Leia mais...

Infográfico - Refugiados ambientais

Avaliação do Usuário

Migrantes, deslocados e refugiados ambientais

 

Embora a figura do refugiado ambiental ainda não seja reconhecida pela Organização das Nações Unidas, calcula-se que existam hoje 50 milhões de pessoas obrigadas a deixar suas casas por problemas decorrentes de desastres naturais ou mudanças climáticas. Enquanto alguns especialistas propõem que o termo seja aplicado a todos que perderam seus lares devido a alterações do meio ambiente, outros acreditam que o melhor é fazer a distinção entre quem se desloca dentro do próprio país e os que são obrigados a cruzar fronteiras internacionais. Caso se concretizem as previsões de elevação do nível dos oceanos, também há o risco de algumas nações desaparecerem. Estimativas da ONU indicam que, em 2050, o número de refugiados ambientais estará entre 250 milhões e 1 bilhão de seres humanos.

 

 

Info-Refugiados-ambientais-original

Fonte: Veja Digital por Branca Nunes | Infográfico: Thomaz Rezende em 14/04/2011

Carbono prestes a escapar do Ártico

Avaliação do Usuário

FrigideiraUxbridge, Canadá, 21/2/2011 – O derretimento do permafrost (camada de gelo permanente) do Ártico ameaça os esforços para impedir que o planeta esquente e se torne inabitável para os humanos. Se não se reduzir de forma drástica o uso de combustíveis fósseis, pelo menos dois terços das gigantescas reservas de carbono congelado existentes no Norte do planeta poderão ser liberados, alerta um novo estudo. Isso elevaria em vários graus as temperaturas globais, deixando inabitáveis grandes partes da Terra.

Leia mais...

*Tudo errado em Cancún - 08/12/2010*

Avaliação do Usuário

Logo Cop16Fora as cerca de 9.000 pessoas que circulam como formigas pelo resort Moon Palace, em Cancún (México), ninguém mais está prestando muita atenção ao que se passa por aqui. Deveriam.

Leia mais...